EVENTO : Circuíto Ayrton Senna de Juventude

Boa noite! Quem ai também não se acostumou ainda com o horário de verão? Hoje, eu quero falar para vocês sobre um super evento que vai estar acontecendo no mês que vem e para o qual eu fui convidada! Serei uma das protagonistas do Circuíto este ano, e gostaria que vocês soubessem um pouco mais sobre o evento que estarei cobrindo para vocês nos dias 13 e 14 de novembro. O Instituto Ayrton Senna, que nos surpreende com uma iniciativa maravilhosa e importantíssima para os jovens, convida vocês a acompanharem as suas grandes conquistas! Confiram...








O Que é? 


Circuito Ayrton Senna de Juventude é uma ação que acontece no encerramento do ano letivo nas escolas participantes do Programa SuperAção Jovem.

A cada ano, o Circuito apresenta um desafio para ser solucionado pelos jovens protagonistas, tais como:  ampliar a participação social na escola, melhorar a leitura na escola, derrubar os mitos sobre a matemática, etc.

Durante a realização das atividades do Circuito, professores e alunos mostram para a comunidade  escolar o quanto a juventude é capaz de solucionar problemas na escola, além dos resultados conquistados  ao longo do ano para melhorar a aprendizagem, o convívio e a permanência dos jovens na escola.


O que rolou no ano passado?


Nos dias 13 e 14 de dezembro, aconteceu o encontro estadual do Circuito Ayrton Senna de Juventude 2011! Cerca de 500 jovens estiveram presentes na cidade de São Pedro, representando suas escolas e participando desse momento de plenitude!

Já na chegada ao hotel, a energia dos protagonistas era contagiante. Então, para começar a aquecer os motores, os formadores jovens Alisson e Camila apresentaram a premiação do melhor flashmob. O grande vencedor foi o “Flashmob Literário: Ler para aprender a Ler”, realizado pela EE General José Artigas, da Diretoria de Ensino de Diadema (que pode ser visto em: bit.ly/flashmobartigas). Maravilha de flashmob, galera! Parabéns! Logo após a premiação, jovens e adultos se emocionaram no CinemAção com o documentário “Senna”.

No dia seguinte, o trabalho começou logo cedo! A abertura do Circuito foi formalizada no palco com o recado dos nove jovens formadores: Alisson, agitando a galera do valor Motivação; Everton, representando o time Força; Nayne, levantando a galera da Dedicação; Gabriel, mandando bem à frente da galera da Determinação; Silvinha e Thatielle comandando o time da Perfeição; Bruna abalando as estruturas com a galera da Superação; Nathalie mostrando o valor do Respeito e, por fim, a Camila contagiando a galera da Vitória.
Nas oito salas de oficinas, o empenho e o protagonismo dos jovens foi o grande tesouro do dia! Jovens de diversas regiões do Estado de São Paulo puderam aprender juntos e conhecer diferentes histórias de protagonistas. 

Todos trabalharam em times e mostraram que quando o assunto é aprendizagem colaborativa, não tem pra ninguém! Reconhecer e compartilhar as aprendizagens em leitura, matemática, meio ambiente e nos projetos foram os principais objetivos das oficinas. E, para fechar com chave de ouro, os protagonistas subiram ao pódio, reconhecendo suas grandes conquistas em 2011: aprendizagem, protagonismo ou liderança. Porque, como dizia o lema do encontro estadual do Circuito: jovem que faz, conquista sempre mais! E você? Em qual pódio você mais se destacou nesse ano?
E as conquistas não pararam por aí! Oito jovens escolhidos nas salas de oficinas subiram ao palco do encerramento e deram seu recado! Foram eles:
  • João Paulo Bortolozo, EMEB Nazareth, município de Itatiba - Sala Motivação
  • Núbia Luana Gonzaga de Freitas, EE Prof. Milton Leme do Prado, DE Capivari - Sala Força
  • Jaine Clemente Cabral, EE Maria Aparecida de Azeredo Passos, DE Mirante do Paranapanema – Sala Dedicação
  • Gabriela Juliana Lopes Freitas, EE Barão do Rio Branco, DE Catanduva - Sala Determinação
  • Marcos Alexandre Ferrari Júnior, EE Altina Moraes Sampaio, DE Araçatuba - Sala Perfeição
  • Vinicius Estanislau, EE Profa. Elmoza Antonio João, DE Adamantina – Sala Superação
  • Luiz Henrique Preto da Silva, EE Amalia Maria dos Santos, DE Itaquaquecetuba – Sala Respeito
  • Leandro Antonio da Mata, EE Abdalla Miguel, DE Taquaritinga – Sala Vitória
Animados ao som da música das bandas Bate Lata e Fresno e empolgados com as mensagens cheias de incentivo do pessoal da Inimigos da HP e do Restart, os protagonistas também conheceram e aplaudiram os parceiros que fazem o Programa SuperAção Jovem acontecer nas escolas: Leila Mallio, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo; Valéria Cristina Mariano dos Santos, da Secretaria de Educação do Município de Bebedouro; Sandra Tagliassachi, da Secretaria de Educação do Município de São Roque e, Elizangela Salles Teixeira, da Secretaria de Educação do Município de Itatiba. Além dessas pessoas, outros parceiros deixaram seu recado! São eles: Helvio Kanamaru, da Nestlé; André Lopes, Anderson Christosoletti e Josias de Jesus, da Droga Raia; Rita Loiola, da Editora Mol; Rossana Balestra, da Copersucar
Parabéns a todos os protagonistas que fizeram parte do Circuito Ayrton Senna de Juventude 2011! Até o ano que vem!


O Programa:

Conheça o SuperAção Jovem, um programa de educação para o desenvolvimento humano de jovens em que a juventude tem voz e espaço para ser protagonista de seu tempo.

O Brasil tem 34 milhões de pessoas com idade entre 15 e 24 anos. A onda jovem é um fenômeno que tomou conta do país e é nas mãos dessa juventude cheia de energia, e tempo pela frente, aberta e otimista, que vai estar, nos próximos anos, o leme de uma nave gigante chamada Brasil.

Mas para isso os jovens precisam acreditar em si mesmos e precisam também que lhe dêem crédito. Este é o combustível que move o Programa SuperAção Jovem.

Funciona assim: o SuperAção leva às escolas, ongs, aos centros esportivos e culturais uma nova maneira de educar, em que adultos e adolescentes criam juntos oportunidades de os jovens desenvolverem autonomia, solidariedade e competências para
a vida.


Como isso acontece?


Primeiro, os adultos - educadores e gestores - são preparados para lidar com a juventude de uma nova maneira: olhando o jovem pelo seu potencial, criando oportunidades educativas para que esse jovem desenvolva seus potenciais e aprenda a fazer escolha, e assumindo uma nova pedagogia de trabalho em que o protagonismo juvenil, a educação para valores e a trabalhabilidade são caminhos educativos para transformar potencial em competências.


E os jovens nisso tudo?


Quando abraçam a causa da juventude no SuperAção Jovem, os jovens são convocados para resolver problemas que afetam suas vidas, a escola ou a comunidade em que estão inseridos. Aí acontece a mágica. Respondendo aos desafios de maneira original, o jovem não muda só a realidade com a qual se confronta, mas muda, também, a si mesmo, desenvolvendo-se como pessoa, cidadão e futuro profissional.




Em 2012:


Esse ano, o evento vai acontecer nos dias 12 e 13 de novembro, e nós do Drunk Culture vamos estar cobrindo tudo. Vocês vão poder conferir de perto, o que rola nos bastidores do projeto SuperAção Jovem, e quem quiser saber mais sobre os Circuítos dos anos anteriores, é só dar uma conferida no site oficial deles. Muito mais para vocês no mês que vem!!!







Kate Willians
KATE_WILLIANS Uma blogueira aquariana de 17 anos, que ama escrever e ler de tudo, adora The Vampire Diaries e é mais desastrada que um pato. Sonha em ser jornalista e acaba de publicar o seu primeiro livro; Debaixo das Minhas Asas.

Comentários

  1. Hello сollеaguеs, its gгeаt artіcle abоut cultureand entiгеly explаined, keep it up all the tіme.


    Fеel free tο ѕurf tо my web-site: seo tools page rank check

    ResponderExcluir
  2. The lеngth of уouг articlе shοulԁ depеnd on how
    much you havе to ѕay about уouг
    topic. There аre a few thаt will chargе for a quickеr turn агound.
    It iѕ baԁ for your busіness іf yοu evеr
    get cаught anԁ in today's market, getting caught is not a matter of "if" it is a matter of "when.

    Here is my web-site www.chiauci-webforum.it

    ResponderExcluir
  3. High-deductiblе plans do not start ρroѵiding medical
    coveragе if уоu havеn't met your deductible for the year. Critical illness health insurance policy is the only elucidation to these problems. Disadvantages: you can use only health care providers who are associated with the organization.

    Also visit my blog post: health insurance benefits

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.

Postagens mais visitadas deste blog

#01: Super promo de Natal!

[RESENHA] Quando eu era Joe - Keren David

Tagarelando... E se eu ganhasse um milhão de dólares?